UM ÍDOLO: NOSSO CORPO - Marília dos Santos




Bulimia & Anorexia: Quando o espelho mente sobre como o corpo



VAMOS FALAR DE BELEZA? À LUZ DAS ESCRITURAS, CLARO...


    Que a sociedade tem se engajado em criar princípios que contradizem a Palavra do Eterno é um facto, mas vamos falar de um padrão que afeta diretamente a vida das mulheres, inclusive cristãs. Vamos falar do padrão criado para que uma mulher seja realmente considerada LINDA! Vamos falar do padrão de beleza exigido pela sociedade para que uma mulher seja considerada a mais bela, e mais importante que falar acerca, vamos analisar os requisitos à luz das Escrituras e deixar elas falarem por si mesmas.

Para uma análise minuciosa acerca do tema supracitado, nada melhor do que olharmos para o Concurso que se apresenta como uma forma de valorizar a beleza da mulher (De longe kkk) e tentar perceber se à luz das Escrituras Sagradas são realmente mulheres com tais requisitos consideradas as mais lindas.

Para não falarmos sem conhecimento de causa (Confesso que pouco ou nada sei acerca), fiz a recolha dos requisitos exigidos para que uma mulher seja de facto considerada Linda, eis os mesmos:
  • Que a delegada seja legalmente mulher
  • Que nunca tenha se casado.
  • Que nunca esteve grávida.
  • Que tenha entre 18 e 28 anos em 1° de fevereiro do ano que esteja competindo.
  • O Miss Universo não proíbe cirurgias e nem procedimentos estéticos.
  • O Miss Universo não pede estatura mínima.
  • O Miss Universo não proíbe participantes que tenham pousado nuas e nem de roupas íntimas.
  • O Miss Universo não pede um peso mínimo, nem um peso máximo para as suas concorrentes
  • O Miss Universo não promove estereótipos raciais e nem étnicos para a representação de cada país.
Qualquer mulher que não cumpra tais requisitos não está capacitada para ser considerada uma mulher Bonita, qualquer mulher que não responda positivamente as exigências, não pode ser considerada Linda. O que me inquieta na verdade não é apenas a característica do concurso, nem os requisitos do mesmo, mas como os padrões têm influenciado inclusive a vida de mulheres cristãs, é necessário que alguns conceitos implementados como absolutos sejam aqui desmentidos, e a luz das Escrituras, claro, pois onde ela se cala, nós não temos voz.

  • LEGALMENTE MULHER (Um Documento acima da criação divina)



Acima dos decretos de Deus em estabelecer apenas 2 gêneros total e completamente distintos está um mero documento que enfatiza o gênero de uma pessoa como absoluto, um documento que está acima da criação.  Todo tipo de comportamento que busca abolir a ordem da criação original de Deus e inverter os papeis naturais estabelecidos por Ele, é visto como um grave pecado (Romanos 1:24-32). Abraçar a ideologia de gênero é trocar a verdade de Deus pela mentira fabricada pela própria concupiscência humana. Homens nascem homens e mulheres nascem mulheres, e negar essa verdade é assumir-se sábio em detrimento do Eterno. O Senhor é claro e por Suas próprias palavras foram apresentados ao mundo dois únicos gêneros tanto para a espécie humana quanto para a animal (Gen 1:27)

  •   Que não tenha casado e nunca esteve grávida



A ênfase acentuada em associar o padrão de beleza às crenças feministas. Uma mulher casada não está apta para ser a mais linda. Ora por que reconhecem a necessidade da submissão da mesma ao esposo e por tal razão fogem dela… Ora por que reconhecem a verdade da união como uma só carne estabelecida por Deus e por tal razão sabem que é impossível ser independente, mas uma mulher casada não está apta para ser considerada a mais linda, uma mulher que entrega sua dá a luz à uma vida, que labuta para criar um filho e dar à ele se possível sua vida para que este viva não pode ser considerada a mais bonita, será por quê o corpo perde muitas vezes a forma? Será por que com isso as probabilidades dos seis caírem é maior? Neste evento, as qualidades exteriores são um berro, elas estão acima de todas as coisas inclusive do supremo dom, o amor. O amor de uma mãe à um filho é equiparado e vencido pelo amor de Deus (IS 49:15) O amor de um esposo por sua esposa é comparado ao de Cristo por sua amada igreja e exigido por Ele (Ef 5:25)


  • Idade, a idolatria da juventude, o fascínio à procedimentos cirúrgicos e estéticos.



Eis a razão por detrás de tantos procedimentos cirúrgicos, uma pele mais jovem, um corpo mais jovem, um rosto mais jovem, tudo por que para ser considerada Bela é necessário ser jovem. A idolatria da juventude advém de padrões do gênero, mulheres se negam a envelhecer, se negam a admitir que a beleza é vã e passageira que a verdadeira beleza está não em um corpo bonito ou em um rosto rejuvenescido mas em temer verdadeiramente o Senhor ( Pv 31;30), um concurso que visa enfatizar a beleza da Mulher concordaria em deixar ela ter que passar por vários procedimentos cirúrgicos apenas para que chegasse aos padrões por eles exigidos? Por mais esforços que venhamos a fazer e por mais dedicação que venhamos a empenhar apenas um facto é verdadeiro: A BELEZA SE ESVAI COM O TEMPO. Dizem não exigir estatura mínima ou máxima, mas todas possuem estaturas semelhantes.
Então por quê não há mulheres baixas e cheias? Por quê todas têm fisionomias semelhantes? Por quê são todas elas altas, magras?

  • A Integridade da Mulher não é questionada


Não imposta se anteriormente ou ainda de modo contínuo as mulheres usem seu corpo para pura exibição com as mais diversas intenções… Para eles, a integridade de uma mulher bela não deve ser questionada. E concordo até certo ponto é lícito aos olhos deles. Como poderia um concurso que enfatiza a necessidade de as mulheres pousarem nuas questionaria a integridade das mesmas? Como poderia um concurso que possui como requisito principal o desfile em roupa íntima de todas as candidatas velar pela integridade de cada uma delas? Mulheres Cristãs não devem se revestir nesse padrão, a Palavra ensina-nos a guardar nosso corpo e a vestir-nos com decência e pudor, afim de o nome de Deus não ser blasfemado por intermédio de nossas ações ( 1 Tim 2:9/ 1 Pe 3:5).

  • Um parêntesis (...)


Importante realçar que nem todos os requisitos foram cá expostos e não há necessidade de termos os expostos como refutados pois já notamos pela própria Palavra de Deus que ações semelhantes não O glorificam. Nosso Principal objetivo não deve apenas ser as refutações ao padrões contrários mas antes disso buscar viver uma vida digna de uma Filha de Deus, pois é conhecendo a Palavra do Senhor que não nos deixaremos levar por padrões errôneos impostos pela sociedade. 

  • Mulheres Cristãs... 


Infelizmente, inclusive mulheres cristãs deixam-se levar pela mentira criada pela indústria e buscam a todo custo um corpo com os requisitos exigidos pelo concurso supracitado.
Muitas entristecem-se e frustram-se quando não conseguem alcançar tais requisitos e sentem-se excluídas e menos amadas, inclusive menosprezadas, retraem-se, abatem-se e vivem a vida baseada em comparações. Para mulheres que se abatem por tais razões, saibam somente que:
  • O Senhor nos ama ( Jo 3:16)


E seu amor não cobra de nós perfeições corporais, não exige de nós padrões segundo a sociedade. Seu amor exige um coração contrito e arrependido, que crê no sacrifício propiciatório do Seu filho. Deus nos acha Lindas e nossa beleza aos olhos dEle não é como aos olhos do mundo. Para o Senhor, nossa beleza não se esvai com o tempo, nossa altura ou tamanho não nos torna indignas de aceitação, não necessitamos de procedimentos cirúrgicos para que nos sintamos mais lindas, para Deus, aquilo que o mundo acha imperfeito aos seus olhos ele usa para nos aperfeiçoar. Quem precisa de admiração momentânea quando pode sente um amor que é Eterno? Quem precisa de cumprir exigências corporais quando descobre que há alguém que nos ama independente de imperfeições exteriores? Tenhamos paz, o Senhor ama-nos.
  • Não se frustre ( Rom 15:7)


Já presenciei pela Tv mulheres chorando amargamente quando o acesso a esses concursos é à elas barrado, mulheres frustram-se, pois para elas sua fisionomia não é digna de ser considerada linda. Mas eu digo-vos que tanto a mulher que chora por não ser aceite quanto a que sorri por ser aceite não encontraram o verdadeiro sentido da Palavra Beleza. Todas elas no final encontram frustração em algum momento de sua vida por uma única razão: A BELEZA SE ESVAI COM O TEMPO.
  • Não adie sua vida por algo momentâneo ( Mc 8:36)


A sociedade enche a cabeça das mulheres com ideias que visam a adiar a sua vida para mais algum tempo… “Para quê ter filhos agora? Para quê casar agora? Para quê se responsabilizar com um lar? Vá e curta a sua vida e após isso, talvez…”
A ideia de que a flor da idade deve ser um momento para curtir a vida não é bíblica, a Palavra diz:
-Lembra-te também do teu Criador nos dias da tua mocidade, antes que venham os maus dias, e cheguem os anos dos quais venhas a dizer: Não tenho neles contentamento (Ecl 12:1). Devemos caminhar de um modo que agrada a Deus em todas as etapas da nossa vida, de um modo contínuo Ele deve continuar sendo o guia de nossas vidas. Não existe uma época mais propícia para servir a Deus. O Senhor nos chama a servi-Lo desde a tenra idade, e não há brechas nesse serviço. Não desperdice sua vida por caprichos meramente passageiros, aproveite sua vida de um modo que agrade verdadeiramente a Deus e poupe sofrimento no futuro, poupe descontentamento, poupe arrependimento, pois notaremos que no final foi como trabalhar arduamente para o vento.
  • Não se deixe abater pelo desprezo por ser mãe Tito 2:4)


Mães estão descartadas de serem consideradas belas pelas alterações que ocorrem no corpo, pelo cansaço, pelo cuidado, pela dedicação, pela importância dada aos filhos, pelo sentimento de amor se elevando nos corações, pela companhia e complemento de um homem, pelas responsabilidades. Uma mulher que é mãe não pode ser considerada bela aos olhos da sociedade por que para a mesma nossa vida deve ser baseada unicamente no egocentrismo. O único amor equiparado ainda que vencido pelo amor de Deus é o amor de uma mãe pelo Seu filho, a entrega, o cuidado, a dedicação é ali onde se encontra a verdadeira beleza, não haverá motivos para frustração futuramente pois quando olharmos para o passado enxergaremos os frutos de nossa labuta e valerá a pena. Todo o esforço será recompensado pela satisfação de termos nossos pequenos caminhando pelo caminho da vida. Uma mãe é linda pelo simples facto de seu corpo ser usado como canal para o Senhor trazer a vida Seus filhos, o Próprio Deus desejou e preferiu estar em uma. Você é linda por doar sua vida em prol de outras, você é linda pelo tempo gasto no cuidado, você é linda pelas noites mal dormidas tentando fazer adormecer outro ser, você é linda por que aos olhos de Deus você é! E ninguém pode desprezar você por esse facto quando aos olhos de Deus dar a luz um filho é glorioso.

  • Corpo, um ídolo ( Ec 11:10)

Nosso coração é uma fábrica de Ídolos, já dizia João Calvino.

Tudo aquilo na qual o homem coloca seu coração ao ponto de se apartar do querer de Deus para poder satisfazê-lo é um ídolo! Tudo aquilo cuja preocupação é tão excessiva que chega a se tornar o foco da nossa vida e substitui o lugar de Deus nela é um ídolo! 
Se nosso corpo nos frustra tanto ao ponto de se tornar motivo de tristeza, de alegria, de satisfação ou de auto-rejeição, significa que estamos idolatrando nosso corpo. Estamos colocando no lugar de Acima de Deus outra preocupação e dando a ela a honra que devia ser dada a Deus somente.
Eu aprendi que o pecado está detrás da intenção, qual é a razão por detrás desse cuidado excessivo com o corpo? Será apenas vontade de estar bem consigo mesma ou está incutida a vontade de chamar a atenção das outras pessoas? Até que ponto vai a busca desenfreada pela vontade de se sentir bem consigo mesma? Muitas mulheres deixam de se alimentar para manterem o corpo. Será que isso vale tanto assim? Será que vale perder noites e dias na busca pelo corpo perfeito quando na verdade o amanhã pertence somente ao Senhor? Será que vale exercer um monte de restrições quando no final de tudo esse corpo se irá com o tempo? ´
Oh Mulheres!
A única certeza que nós temos é que somos todas peregrinas em terra estrangeira!
A terra não é nosso eterno lar, não é nossa última morada, então pra quê viver como se fôssemos eternas, quando nem o decorrer do minuto seguinte nós podemos controlar?
  • Cuide-se
O Senhor nos ensina a não amar nada a ponto de ser um deus. Mas não nos impede de amar. De igual modo é com nosso corpo. Nosso corpo é designado como Templo Sagrado de Deus, como poderíamos negligenciar seus cuidados? (I Cor 3:16-17/ 6:19-20)
Cuidemos de nosso corpo mantendo-nos limpas, arrumadas, somos conhecidas por uma beleza diferente, somos mulheres! Não há mal nenhum em usarmos vestes limpas, um aroma doce, um cabelo cuidado, um rosto arrumado, não há mal nenhum. Nossas irmãs no passado são identificadas como mulheres lindas, sempre bem apresentadas com modéstia e descrição, não eram desleixadas e nem descuidadas, e viviam para a glória de Deus!
Seja linda! Antes ou depois da maternidade, seja linda! Não deixe que ninguém a entristeça com ideias de que não mais há razões para ser linda após o casamento ou depois de dar à luz filhos, seja linda para a glória de Deus.

  • Acima de vãs filosofias, a Palavra de Deus.
É para isso que fomos chamadas
Para não nos adaptarmos ao modelo desse mundo ( Rom 12:1-2)
Para vivermos de um modo que agrada a Deus (1 Tess 4:4)
Então por favor, examinemos sempre nossas a padronização da sociedade à luz das escrituras, ela deve ser nossa única regra de fé e prática!
Acima das Escritura não deve estar nada, pois ela é a Palavra do Senhor!

Deus Seja Louvado!

Marília dos Santos


Comentários

  1. 😱😱😱😍😍😍♥️ perante tanta verdade exposta, querida irmã não há muito a acrescentar. Deus seja louvado eternamente e que pela sua graça e grande misericórdia tire esse ídolo implantado em nossos corações por nós mesmas e pela sociedade e que possamos aprender dia após dia sobre a verdadeira beleza que provém de um espírito dócil e manso que serve ao Senhor.
    Deus lhe abençoe ♥️

    ResponderEliminar
  2. Muito bem colocado, caríssima.
    Continue neste dever.
    Deus a abençoe!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário