Planos Frustrados e a Confiança no Senhor - Marília dos Santos


mudança-de-planos



Como é difícil vermos os planos que traçamos não serem concretizados!
É uma sensação de desespero olhar para trás e ver que nada do que projectamos foi realizado, que todos os nossos planos foram "por água abaixo", que as pessoas esperam que caminhemos dentre as flores mas nossos pés deixam vazar os machucados feitos pelos espinhos, que os ímpios prosperam e nós não tomamos parte das benesses deles, enfim, que nada acontece como nós esperamos!

Nos entristecemos tanto por termos nossa vida tomando um rumo diferente, mas seria lícito nos sentirmos assim quando declaramos que nossas vidas estão nas mãos do Senhor? Seria correcto alegarmos estar debaixo do Senhorio de Deus mas ainda assim sermos os guias de nossas próprias vidas? Seria prudente confiar em nossa visão limitada quando somos chamados a crer no Dono do Tempo? Inúmeros são os nossos dilemas, é mais do que óbvio que nosso coração deseja que o Senhor realize todos os nossos desejos, e isso é nada mais nada menos que não entender o significado de estar " Sob o Senhorio de Deus".  Estar sob o domínio do Senhor deveria significar confiar quando as luzes se apagam, crer quando nada acontece, esperar quando nada chega e nos alegrar quando tudo o que Ele nos dá é nada mais nada menos do que Sua maravilhosa graça! Estar sob o domínio do Senhor também deveria significar acreditar nas palavras de Salomão e entender que Muitos são os planos no coração do homem, mas o que prevalece é o propósito do Senhor ( Pv 19:21), Sim! É ter consciência que o Senhor é Bondoso na mesma proporção em que é Soberano, e que por Seu Poder Soberano realiza o que lhe apraz segundo o Seu beneplácito....

Como é duro perceber que muito do que concretizamos não foi o que o Senhor traçou, que muito do que desejamos não foi o que o Senhor decretou, como é doloroso perceber que muito do que esperamos jamais chegará e que muito do que desejamos jamais se concretizará, mas se alegamos ter um guia para nossas vidas devemos simplesmente deixar Ele nos guiar, nos guiar simplesmente... 
Nossa única regra de fé e prática nos traz tantos exemplos do que os primeiros fizeram quando passaram pelo que nós hoje passamos, portanto quando o coração apertar e a fé lhe faltar:

  • Traga à memória o que te enche de esperança ( Is 46: 8)
"Lembrem-se" é a ordem do Senhor, para um povo que testemunhou feitos miraculosos das mãos do eterno, mas agora pretende se deleitar nos feitos de deuses desconhecidos, é a ordem do Senhor para um povo imediatista que quer contemplar a realização de seus desejos em seu próprio tempo e conforme o seu querer, é a ordem de Deus à um povo ingrato que facilmente se esquece das benesses do Senhor e sai murmurando como se nada um tivesse recebido. Nada mais e nada menos do que LEMBRAR. O exercício da lembrança é excelente para acalmar a inquietude do nosso coração, medite nos feitos do Senhor outrora realizado em sua vida e diga se não é digno de ser depositado confiança! 

  • Não inveje a prosperidade do ímpio ( 73:1-28)
Do que adianta ao homem ganhar o mundo e perder sua alma? Do que adianta invejar o ímpio se eles não têm paz? Seus corações não possuem descanso, suas almas não encontram satisfação, seu corpo não acha repouso e seu destino é incerto. Não inveje aqueles cujo Senhor os coloca em terreno escorregadio e os faz cair em ruínas ( 73:18-19), Não inveje aquele que não tem o prazer de conhecer o Senhor! Não tome parte nos seus feitos, não deseje suas riquezas, não cobice seus tesouros pois tudo será levado pelo vento e em tempo desconhecido ele será esquecido, mas aquele que teme ao Senhor e fiel à Ele no muito e no pouco. Confie antes no Senhor do presente e do provir, seja fiel ao Deus que prometeu vida após a morte, confie no Senhor Teu Deus!

  • Leve as promessas do Senhor em oração ( Sl 119:49-50)
Esqueceria o Senhor de Suas próprias Palavras, deixaria Ele de cumprir Suas promessas? 
Leve as promessas do Senhor em oração, não por que Ele se esquecera provavelmente, ou por que Ele precise de ser relembrado, mas para que reconheçamos a mensagem e o autor da mensagem no momento de nossas aflições o Senhor jamais se esquecerá de Sua Palavra, somos nós quem nos esquecemos dela, leve as promessas em oração para dar paz ao Teu coração.

  • Esteja consciente de que é apenas uma peregrinação ( 1 Pe 2:11)
Qual é a finalidade dos planos traçados e não realizados? Que glória há para Deus neles? Sucesso? Riqueza? Reconhecimento? Que glória há para Deus nisso? Que crescimento há isso traz na vida de homens que hoje cá estão e amanhã poderão não estar?Analise a intenção por detrás de cada desejo, e em todos eles esteja consciente de que somos apenas peregrinos em terra estrangeira, que a vida do homem é como a flor da erva, e que o fim de seus dias é por ele mesmo desconhecido. Seus projectos têm consciência disso?


Reconhecer o domínio do Senhor sobre nossas vidas significa deixar o curso dela nas mãos dEle, não podemos afirmar que Ele é o nosso Senhor quando desejamos continuar ditando as "regras do jogo. Confiar em Deus não significa esperar o tempo oportuno para vermos nossos objectivos alcançados, mas é abraçar a vontade dEle em nossas vidas e sobretudo encontrar satisfação nela, é estar disposto a trocar a nossa vontade incerta pela vontade perfeita do Senhor e ser feliz nela.
Os propósitos do Senhor se realizarão quer desejemos quer não, e lutar contra eles é apenas prolongar sofrimento, submeta-se :

Conforme as tuas ordens,
tudo permanece até hoje,
pois tudo está a teu serviço
Salmo 119:91





Comentários

Enviar um comentário