Olá...
Já teve contacto com as pautas feministas?
Um dos grandes fundamentos do Movimento Feminista se assenta na idéia de que nós vivemos em uma sociedade PATRIARCAL, ou seja, elas consideram que o Patriarcado é quase sinônimo de “dominação masculina” ou de opressão das mulheres. Essas expressões, contemporâneas dos anos 70, referem-se ao mesmo objeto, designado na época precedente pelas expressões “subordinação” ou “sujeição” das mulheres, ou ainda “condição feminina”.
“Patriarcado” vem da combinação das palavras gregas pater (pai) e arkhe(origem e comando). Essa raiz de duplo sentido se encontra em arcaico e monarquia. Para o grego antigo, a primazia no tempo e a autoridade são uma só e a mesma coisa.
Segundo o movimento supracitado, os homens, por serem aqueles "dominam", regem o mundo em prol deles, criando leis para benefício próprio e menosprezando as mulheres, ou seja, as mulheres não têm opção.
O movimento afirma que uma das principais lutas cinge-se na questão da erradicação do privilégio masculino, para este, os homens são mais beneficiados em relação às mesmas, e isso é fruto do patriarcado que eles mesmos construíram por serem os "dominadores" em todas as esferas, inclusive e/ou principalmente no mercado de trabalho. O feminismo prevê com precisão que o trabalho realizado por homens é mais valorizado que o trabalho realizado por mulheres.
O pano de fundo dessa pauta parece um tanto contraditório, principalmente por que os supostos PATRIARCAS são os que mais se arriscam na sociedade, espera-se que ao criarmos leis que nos beneficiem, sejam os outros a entregarem as cabeças em bandejas por nós, e não o contrário, nesse caso, uma vez que leis visam beneficiar os homens em detrimento das mulheres, estas, deveriam sair prejudicadas.
A DESCARTABILIDADE DA VIDA MASCULINA EM UMA SOCIEDADE PATRIARCAL
Uma oportunidade de transparecer a exploração foi, está sendo e parece que sempre será descartada. Os homens, cujo foco é dominar as mulheres e submetê-las ao seu jugo, cuja meta é tirar vantagem sobre elas a qualquer custo e cujo objectivo é dominar sobre todas as esferas, estão entregando-se à morte e protegendo as mulheres dela. O cenário é bem mais claro quando olhamos para as Guerras, onde seria a excelente oportunidade de demonstrar o profundo desinteresse deles pelas mulheres, mas que ao invés disso, eles preferem protegê-las. Seguem-se dados estatísticos relativamente à mortes de Militares Americanos em Guerras:
- Guerra da Coreia - 2 Mulheres e 36572 Homens
- Guerra do Vietnam - 8 Mulheres e 58217 Homens
- Guerra do Golfo - 15 Mulheres e 280 Homens
- Resposta ao 11/9 - 51 Mulheres e 2301 Homens
- Guerra do Iraque - 110 Mulheres e 4302 Homens
- LEI FEDERAL No. 13104/2015 (Lei do Feminicídio)
Aumenta a pena do homicida caso a vítima do homicídio tenha sido mulher - LE I FEDERAL No. 10745/2003(Institui o ano de 2004 como o “Ano da Mulher”) Determina ao Poder Público a divulgação e comemoração do “Ano da Mulher”.
- LEI No 4.375, DE 17 DE AGOSTO DE 1964 (Lei do Serviço Militar)
Prevê obrigatoriedade de prestação de serviço militar do homem e isenta a mulher do serviço militar em período de paz. - APOSENTADORIA : A idade mínima para mulheres é de 60 anos, enquanto os homens devem esperar até os 65.
- LEI FEDERAL No. 10836/2004 (Programa Bolsa Família)
Determina que o pagamento do beneficio seja feito preferencialmente a mulher. - LEI FEDERAL No. 150/2015 (Dispõe sobre o contrato de trabalho doméstico)
Prevê rescisão por culpa do empregador APENAS quando a violência feita pelo empregador ser contra uma mulher. - LEI FEDERAL No. 0/2015 (Dispõe sobre a realização de cirurgia plástica feita no SUS em reparo aos danos causados por violência)
Dá direito de cirurgia plástica reparadora de sequelas de lesões causadas por atos de violência APENAS a mulher. - VOTO: Mulheres têm direito a votar e ser votadas sem necessidade de alistamento militar. Para obter o título de eleitor, os homens entre 18 e 45 anos devem comprovar quitação com o alistamento militar. Durante o serviço militar obrigatório, os homens não têm direito de ser votados – e nem de votar.
- LEI Nº 11.489, DE 20 DE JUNHO DE 2007 (Institui data comemorativa)
Institui o dia 6 de dezembro como o Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres. - ABORTO: A pauta do aborto é polêmica. Muito embora, a lei puna (em teoria) a mulher que praticar o aborto e seu facilitador; na pratica, não se tem notícia de uma única mulher presa devido ao exercício do ato. A exceção são os médicos que praticam tal ilícito. O contraponto é que aos homens, não é permutado o direito de eximir-se da paternidade.
Olhando para a esfera mais aclamada, a saber, o mercado de trabalho, vemos que quando as mulheres caracterizam os homens como os privilegiados e valorizados, elas focam-se em funções de alto patamar, como cargos de chefia em Empresas, Gestoras Públicas, Advogadas, Inserção na Vida Política; Mas são só essas as funções realizadas por homens no mercado de trabalho?
TRABALHOS DIFÍCEIS NÃO REIVINDICADOS POR FEMINISTAS
- METALÚRGICOS
Usamos muitos materiais e utensílios durante o dia a dia e, às vezes, nem nos perguntamos como foi realizado o processo de produção dos mesmos. A fundição nada mais é do que o processo onde o metal passa do estado sólido para o líquido e para que isso ocorra, são levados a fornos com temperaturas elevadas. Após a obtenção do estado líquido, o metal é despejado em um molde, o qual possui a forma e as dimensões do produto final desejado. Com esse processo é possível obter peças grandes e com geometrias complexas com baixo custo.

- TÉCNICO DE TURBINA EÓLICA
- CONSTRUTORES DE PONTES
- DESARMADOR DE MINAS
Possivelmente uma das competências mais arriscadas do mundo, desativador de minas terrestres tem como rotina lidar com uma série de fatores pouco favoráveis à própria sorte. Em um intervalo de seis anos, cerca de 500 profissionais perderam a vida exercendo o trabalho.
- PESCADOR
Considerada pela ONU, em 2001, a profissão que mais mata no mundo... Em uma vida dedicada a temporadas nos mares, os pescadores estão sujeitos a fenômenos naturais de toda sorte: de fortes tempestades, baixas temperaturas a temporadas de estiagens e muito calor. Soma-se a isso o fato de quase não haver fiscalização trabalhista ou mesmo sobre a condição das embarcações. De acordo com o Escritório de Estatísticas do Trabalho dos EUA, a cada 100 mil pescadores, 127,3 morrem anualmente.

- RESPONSÁVEL PELO TRATAMENTO DE ESGOTOS
Trabalhar em um local rodeado de dejetos humanos oferece riscos enormes de contaminação. Do mesmo modo que nas atividades de construção civil, os profissionais que trabalham com tratamento de esgoto estão expostos a agentes perigosos físicos, químicos e até mesmo biológicos, pois estão expostos a microrganismos patogênicos, como bactérias, fungos, dentre outros. O tratamento dado à pessoas ligadas a essa área é diferente, dependendo das condições onde as mesmas se encontram, reservamos dois exemplos:


Conteúdo rico!!
ResponderEliminar