PATRIARCADO: UM MITO FEMINISTA- Marília dos Santos

 


Olá...

Já teve contacto com as pautas feministas?

Um dos grandes fundamentos do Movimento Feminista se assenta na idéia de que nós vivemos em uma sociedade PATRIARCAL, ou seja, elas consideram que o Patriarcado é quase sinônimo de “dominação masculina” ou de opressão das mulheres. Essas expressões, contemporâneas dos anos 70, referem-se ao mesmo objeto, designado na época precedente pelas expressões “subordinação” ou “sujeição” das mulheres, ou ainda “condição feminina”.

“Patriarcado” vem da combinação das palavras gregas pater (pai) e arkhe(origem e comando). Essa raiz de duplo sentido se encontra em arcaico e monarquia. Para o grego antigo, a primazia no tempo e a autoridade são uma só e a mesma coisa.

Segundo o movimento supracitado, os homens, por serem aqueles "dominam", regem o mundo em prol deles, criando leis para benefício próprio e menosprezando as mulheres, ou seja, as mulheres não têm opção.

O movimento afirma que uma das principais lutas cinge-se na questão da erradicação do privilégio masculino, para este, os homens são mais beneficiados em relação às mesmas, e isso é fruto do patriarcado que eles mesmos construíram por serem os "dominadores" em todas as esferas, inclusive e/ou principalmente no mercado de trabalho. O feminismo prevê com precisão que o trabalho realizado por homens é mais valorizado que o trabalho realizado por mulheres.

O pano de fundo dessa pauta parece um tanto contraditório, principalmente por que os supostos PATRIARCAS são os que mais se arriscam na sociedade, espera-se que ao criarmos leis que nos beneficiem, sejam os outros a entregarem as cabeças em bandejas por nós, e não o contrário, nesse caso, uma vez que leis visam beneficiar os homens em detrimento das mulheres, estas, deveriam sair prejudicadas.


A DESCARTABILIDADE DA VIDA MASCULINA EM UMA SOCIEDADE PATRIARCAL

Uma oportunidade de transparecer a exploração foi, está sendo e parece que sempre será descartada. Os homens, cujo foco é dominar as mulheres e submetê-las ao seu jugo, cuja meta é tirar vantagem sobre elas a qualquer custo e cujo objectivo é dominar sobre todas as esferas, estão entregando-se à morte e protegendo as mulheres dela. O cenário é bem mais claro quando olhamos para as Guerras, onde seria a excelente oportunidade de demonstrar o profundo desinteresse deles pelas mulheres, mas que ao invés disso, eles preferem protegê-las. Seguem-se dados estatísticos relativamente à mortes de Militares Americanos  em Guerras:

  • Guerra da Coreia - 2 Mulheres e 36572 Homens
  • Guerra do Vietnam - 8 Mulheres e 58217 Homens
  • Guerra do Golfo - 15 Mulheres e 280 Homens
  • Resposta ao 11/9 - 51 Mulheres e 2301 Homens
  • Guerra do Iraque - 110 Mulheres e 4302 Homens
O feminismo esquece que a sociedade patriarcal valoriza mais a vida feminina que a masculina. A valorização da vida feminina em detrimento da masculina é visível também nas leis criadas nessa mesma  sociedade, visando a protecção da mulher que é pelo movimento feminista caracterizada como sendo oprimida pelos homens, uma vez que no Brasil o crescimento do movimento tem sido notório aos olhos de muitos e até factor influenciador para muitos outros países, seguem-se 10 dos 20 privilégios legais que só as mulheres possuem em uma sociedade patriarcal considerada patriarcal:

  •  LEI FEDERAL No. 13104/2015 (Lei do Feminicídio)
    Aumenta a pena do homicida caso a vítima do homicídio tenha sido mulher
  • LE I FEDERAL No. 10745/2003(Institui o ano de 2004 como o “Ano da Mulher”) Determina ao Poder Público a divulgação e comemoração do “Ano da Mulher”.
  • LEI No 4.375, DE 17 DE AGOSTO DE 1964 (Lei do Serviço Militar)
    Prevê obrigatoriedade de prestação de serviço militar do homem e isenta a mulher do serviço militar em período de paz.
  •  APOSENTADORIA : A idade mínima para mulheres é de 60 anos, enquanto os homens devem esperar até os 65.
  • LEI FEDERAL No. 10836/2004 (Programa Bolsa Família)
    Determina que o pagamento do beneficio seja feito preferencialmente a mulher.
  •  LEI FEDERAL No. 150/2015 (Dispõe sobre o contrato de trabalho doméstico)
    Prevê rescisão por culpa do empregador APENAS quando a violência feita pelo empregador ser contra uma mulher.
  • LEI FEDERAL No. 0/2015 (Dispõe sobre a realização de cirurgia plástica feita no SUS em reparo aos danos causados por violência)
    Dá direito de cirurgia plástica reparadora de sequelas de lesões causadas por atos de violência APENAS a mulher.
  • VOTO: Mulheres têm direito a votar e ser votadas sem necessidade de alistamento militar. Para obter o título de eleitor, os homens entre 18 e 45 anos devem comprovar quitação com o alistamento militar. Durante o serviço militar obrigatório, os homens não têm direito de ser votados – e nem de votar.
  • LEI Nº 11.489, DE 20 DE JUNHO DE 2007 (Institui data comemorativa)
    Institui o dia 6 de dezembro como o Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres.
  • ABORTO: A pauta do aborto é polêmica. Muito embora, a lei puna (em teoria) a mulher que praticar o aborto e seu facilitador; na pratica, não se tem notícia de uma única mulher presa devido ao exercício do ato. A exceção são os médicos que praticam tal ilícito. O contraponto é que aos homens, não é permutado o direito de eximir-se da paternidade.

Olhando para a esfera mais aclamada, a saber, o mercado de trabalho, vemos que quando as mulheres caracterizam os homens como os privilegiados e valorizados, elas focam-se em funções de alto patamar, como cargos de chefia em Empresas, Gestoras Públicas, Advogadas, Inserção na Vida Política; Mas são só essas as funções realizadas por homens no mercado de trabalho?

TRABALHOS DIFÍCEIS NÃO REIVINDICADOS POR FEMINISTAS

  • METALÚRGICOS

Usamos muitos materiais e utensílios durante o dia a dia e, às vezes, nem nos perguntamos como foi realizado o processo de produção dos mesmos. A fundição nada mais é do que o processo onde o metal passa do estado sólido para o líquido e para que isso ocorra, são levados a fornos com temperaturas elevadas. Após a obtenção do estado líquido, o metal é despejado em um molde, o qual possui a forma e as dimensões do produto final desejado. Com esse processo é possível obter peças grandes e com geometrias complexas com baixo custo.



  • TÉCNICO DE TURBINA EÓLICA         
 A Energia Eólica é o processo pelo qual o vento é transformado em energia cinética e a partir dela em eletricidade com o uso de equipamentos específicos. A altitude exigida constitui um dos maiores perigos para técnicos, os mesmos passam para formação contínuas de forma a maneusear correctamente os equipamentos.
  




  • LIMPADORES DE VIDROS EM EDÍFICIOS
Comum em grandes cidades, a profissão, se realizada com as devidas normas de segurança, não oferece grandes riscos à vida dos limpadores. Apesar disso, qualquer descuido ou eventual rajada de vento, nas alturas, pode render um expediente pra lá de arriscado.
É facto consumado que a parte exterior de edifícios fica a cargo de homens e não de mulheres. Isso nenhuma delas quer reivindicar.





  • CONSTRUTORES DE PONTES
Responsáveis pela edificação de grandes obras em todo o mundo, os profissionais da construção civil nem sempre realizam seu trabalho nas condições de seguranças adequadas. Seja em arranha-céus, na construções de pontes, túneis ou outros empreendimentos, os profissionais da área estão entre as principais vítimas de acidentes de trabalho.
Embora seja um ramo da construção civil, e o mesmo não esteja restringido só para homens, eu me refiro apenas à execução desse lindo projecto, admirado por muitos, de tal maneira que nossa primeira reacção é questionar como foi construído. Pois é, já avistaram alguma mulher participando activamente da construção? Não falo de papel fiscalizador...




  • MADEREIROS
Dados do Ministério do Trabalho revelam que os trabalhos com maior número de vítimas fatais são os do setor madeireiro – que, no caso, boa parte dos acidentes poderia ser evitada com máquinas mais seguras. Infelizmente, grande parte dessas fatalidades ocorrem em partes do país onde não há uma pressão para melhorias nas condições de trabalho e não há investimento em gestão de riscos e em segurança.






  • DESARMADOR DE MINAS

Possivelmente uma das competências mais arriscadas do mundo, desativador de minas terrestres tem como rotina lidar com uma série de fatores pouco favoráveis à própria sorte. Em um intervalo de seis anos, cerca de 500 profissionais perderam a vida exercendo o trabalho.



  • PESCADOR

Considerada pela ONU, em 2001, a profissão que mais mata no mundo... Em uma vida dedicada a temporadas nos mares, os pescadores estão sujeitos a fenômenos naturais de toda sorte: de fortes tempestades, baixas temperaturas a temporadas de estiagens e muito calor. Soma-se a isso o fato de quase não haver fiscalização trabalhista ou mesmo sobre a condição das embarcações. De acordo com o Escritório de Estatísticas do Trabalho dos EUA, a cada 100 mil pescadores, 127,3 morrem anualmente.





  •  RESPONSÁVEL PELO TRATAMENTO DE ESGOTOS

Trabalhar em um local rodeado de dejetos humanos oferece riscos enormes de contaminação. Do mesmo modo que nas atividades de construção civil, os profissionais que trabalham com tratamento de esgoto estão expostos a agentes perigosos físicos, químicos e até mesmo biológicos, pois estão expostos a microrganismos patogênicos, como bactérias, fungos, dentre outros. O tratamento dado à pessoas ligadas a essa área é diferente, dependendo das condições onde as mesmas se encontram, reservamos dois exemplos:

                  


SOCIEDADE PATRIARCAL : O PRIIVILÉGIO DE SER MULHER

Os homens, sendo escravos ou livres, sempre trabalharam mais em detrimento das mulheres, inclusive nas Escrituras que hoje são consideradas machistas, sempre trabalharam e sofreram mais. Historicamente, o sofrimento dos homens também é percebido. Foram eles que aos milhares morreram em construções como a Pirâmide do Egipto e muralha da China, construção de estradas, são os homens que imensamente morreram na prestação de serviços forçados e pesados, e muitos inclusive morriam em serviços que não eram forçados, mas que eram necessários para o sustento deles mesmos e das mulheres.

O mundo encontra-se em desenvolvimento nas mais diversas áreas, há melhorias principalmente nas condições de trabalho, e isso deve-se em grande parte pelo esforço do homem, seja ele voluntário ou forçado, e sobretudo não apartado da ajuda de suas mulheres. Antigamente, os homens desenvolviam atividades mais difíceis, afim de poder prover o lar, e a mulher, ficava em casa, cuidava dos filhos, do lar. As condições de trabalho eram bem diferentes das que existem nos dias de hoje, era impossível uma mulher as suportar, como por exemplo a questão da caça, os trabalhos em indústrias com horas extras não remuneradas e onde o pagamento era feito com base na produção e não na carga horária dispendida.

 O homem trabalhou e foi a fonte da alteração do sistema de trabalho e da melhoria das condiçoes do mesmo, e agora que todas as coisas estão relativamente mais "leves" vêm algumas mulheres querendo reivindicar "direitos".
O renomado PATRIARCADO é a função de cada género, são homens e mulheres desempenhando funções esperadas e outorgadas por DEUS, em todas as culturas as mulheres sempre tiveram mais privilégios em relação aos homens, estes têm o dever de PROVER, enquanto que elas têm o dever de AUXILIAR e assim é por que o Senhor decretou...

BÍBLIA : UM LIVRO MACHISTA

Desde os primeiros Escritos que Deus tem manifestado Seu cuidado e amor sobre as mulheres..
A Sua criação foi derivada de um homem ( GN: 2:21-22), não como sinal de menosprezo mas de proteção, a manisfestação da atribuição de responsabilidade do homem à mulher é tão visível que ainda que fora Eva a primeira a comer do fruto, é à Adão que o Senhor questiona ( GN 3:9;11), a atribuição dos castigos para o mesmo pecado cometido foi desproporcional, para Eva o castigo foi descrito em apenas um versículo, o de Adão, em três (GN 3:16/GN 3:17-19) mesmo quando a mulher era solteira, ela não respondia por si, e quando casada, muito menos (NM 30:3-8). O homem foi naturalmente criado com um instinto de protecção à mulher, são naturalmente mais fortes, e naturalmente mais esforçados. Homens davam a vida para a protecção do povo durante as guerras, e no caso de quando Davi venceu o filisteu e voltou com os soldados, as mulheres saíram de seus aposentos e entoaram hinos em prol disso,  que quer dizer que elas lá estavam enquanto os homens lutavam ( 1 SAM 18:6). As Escrituras ensinam as mulheres a serem submissas aos seus homens, mas aos homens ensina a amar e se possível se entregar à morte por ela ( Ef 5:22-26) e de igual modo, amar a ela como se ela fosse ele mesmo ( EF 5:28).

 Todo e qualquer homem que usa as Escrituras para justificar uma certa opressão à mulher peca contra Deus e contra a Sua Palavra, pois as Escrituras são o primeiro fundamento para um tratamento não opressivo mas privilegiado às mulheres.
O Eterno é nosso Criador, Ele melhor que ninguém sabe o que convém a cada um de nós exercer.

A sociedade patriarcal é na verdade uma manifestação dos decretos do Eterno à vida do homem, pelos decretos do Eterno enxergamos o homem naturalmente sendo protector e a mulher naturalmente sendo protegida, vemos o homem naturalmente entregando-se e a mulher resguardando-se. Mudar a ordem das coisas é uma afronta contra os desígnios do Eterno Deus.

Em Cristo, Marília dos SANTOS.





Fonte: M.S
Documentário Red Pill
Portal Libertarianismo
Escritos Ana Caroline Campagnolo...

Comentários

Enviar um comentário