Dias Corridos e o Tempo para Deus- Modelo: ABRAÃO





O processo de mudança nunca é fácil nem simples, creio que todos nós sabemos, ou talvez a maioria de nós. Mudar de casa, de escola, de trabalho, de país implica uma alteração directa na nossa vida, na nossa rotina, independentemente da idade em que passamos por essa experiência, todos nós acarretamos sentimentos semelhantes, o medo e a incerteza, a expectativa e a alegria também, a tristeza por estarmos deixando para trás um local que muito contribuiu para sermos o que somos, lá obtivemos experiências boas ou más, mas ainda assim, experiências, que carregaremos em nossa memória e estarão enraizadas em nosso coração.

Mudanças acarretam ocupações excessivas, a retiradas dos pertences, a transportação dos mesmos até ao local que pretendemos, a alocação, que parece ser uma das partes mais importantes do processo, pois desejamos que o local em que nos deslocamos possa ser o mais agradável possível, e se o local deixado para trás foi muito agradável, nosso objectivo é fazer do local futuro tão ou mais agradável ainda. 
Olhando para as Escrituras temos o exemplo Claro do Patriarca ABRAÃO, nascido em Ur dos Caldeus, viu-se a habitar em Harã até aos seus 75 anos de Idade, quando o Senhor o Ordenou a ir a Uma Terra que "Ele o Mostraria" Por norma, apesar de muitas vezes não termos noção de como será, nós temos noção de onde será, e nisso reside a principal diferença entre nós e esse Homem, ele simplesmente não sabia onde iria, ele ouviu a ordem e a cumpriu. Não se sabe que expectativas ele criou, mas tenho a certeza que ele, como qualquer homem teve incertezas e expectativas, medos e assim.

A Palavra nos esclarece que além da esposa e do sobrinho, Abraão levou consigo toda riqueza e escravos que conseguiu em Harã, então conseguimos imaginar que o processo de alocação não foi nada simples, mas diferente do que ocorre connosco muitas vezes, apesar do cansaço da viagem e da responsabilidade que lhe fora incutida, apesar de qualquer sentimento que ele possa ter naquele momento, Abraão nos deixa um Modelo a Seguir:

ABRAÃO CONSTRÓI ALTARES PARA DEUS


Apesar das ocupações, das preocupações, dos medos, dos afazeres, das responsabilidades, Abraão se lembra de dedicar o seu tempo ao Senhor, Altares são locais que erguemos em Lembrança a Deus, que erguemos visando dedicar tempo à Deus, que erguemos em lembrança de algo que Deus fizera a nós e pretendemos lembrar continuamente. Ainda que venhamos a nos retirar do local em que nos encontramos, se um dia regressaremos nós nos recordaremos que santificamos um lugar para Deus, para buscar a face de Deus, para tornarmos a nossa memória, e assim foi com Abraão. Deixando as preocupações de lado, procurou não só instalar-se, mas garantir que com a sua alocação, houvesse também um local para buscar a face de Deus.
  •  Assim foi em Siquém ( Gn 12:7), o primeiro local pra onde Abraão se deslocou.
  •  Assim foi na Região Montanhosa do Leste ( Gn 12:8), o segundo local para onde se locomoveu.
  • Assim foi quando o mesmo se dirigiu até a cidade de Hebrom ( Gn 13:18); e
  • Assim foi quando esteve em Berseba, plantando uma árvore em memória ao Senhor.

Abraão nos mostra que apesar das inúmeras responsabilidades que venhamos a ter e inúmeras preocupações que venham agregadas a estas, sempre devemos buscar a face de Deus, sempre devemos nos separar para Deus, sempre devemos levar à nossa memória o agir de Deus. 

A Idade avança e as responsabilidades aumentam, anteriormente éramos apenas filhos, hoje somos, filhos, estudantes, trabalhadores, servos na Igreja do Senhor, Irmãos, amigos, parceiros, e bem sabemos que nos momentos de ocupação excessiva é bem mais fácil lembrarmos que somos tudo isso do que lembrarmos que somos Filhos de Deus e que precisamos estar com Ele, buscar a face dEle, ouvir Ele e aprender com Ele. Talvez venhamos a olhar para a história de Abraão e achar que os tempos são diferentes e por isso Ele tinha mais facilidade do que nós, pois bem, a Palavra nos ensina que após a sua chegada em Siquém, por inúmeras circunstâncias, a riqueza de Abraão só vinha a aumentar, desde o gado aos escravos, desde o ouro à  prata, tornando-se muito rico e assim, munido de responsabilidades, mudando de um lugar para o outro, sendo peregrino em terra estrangeira sendo que, nós temos um lugar fixo.

Abraão nos ensina que nenhuma tarefa deve excluir os nossos momentos de comunhão com Deus, um homem de Idade Avançada provando para os Jovens, como eu, que Deus deve ser nossa prioridade. Que devemos ter um lugar específico para buscar a face de Deus apesar das Constantes mudanças ( Gn 13:4/19:27).
  1.  Um homem de idade avançada não vê sua idade avançada como empecilho para buscar a face de Deus pela madrugada ( Gn 19:27), 
  2. Um homem com idade avançada não vê suas responsabilidades como empecilho para servir a Deus ( Gn 23:40),
  3.  Um homem com idade com avançada não vê em sua riqueza o principal deleite, mas em Deus.

Reergamos nossos altares caídos e voltemos a buscar a face do nosso Deus 
Com muito Amor e Paz,

Marília dos Santos.


Comentários

Enviar um comentário